Blog Pharus

Perguntas para pesquisa – II

Mulher em frente a quadro com pronomes interrogativos, perguntas, em inglês

Lá vamos nós, novamente, pensar sobre pergunta para pesquisa

Sendo o assunto de hoje, perguntas para pesquisa, também chamada de problemática, conto que dia desses estava assistindo na tv uma reportagem sobre cirurgias de aneurisma, e uma técnica apresentada como de ponta consistia em introduzir um fio de platina, cuja entrada era na veia aorta na perna no paciente, que percorria até a cabeça do indivíduo, onde estava o problema e solucioná-lo.

Então, eu fiquei me perguntando: como os pesquisadores “inventaram” isso. Quais as perguntas que fizeram para entender e estabelecer essa técnica? Devem ter se perguntado algo como: qual espessura que esse fio precisaria ter? Que material seria adequado de modo a não criar problemas secundários, como rejeição do organismo? No que consiste a lesão? O que ela provoca? E o que era preciso fazer para revertê-la e solucionar o problema? Ou seja, quantas mais perguntas um cientista da biomedicina é capaz de fazer sobre um tema como esse!

Pesquisar é perseguir respostas à problemática

Logo, não há pesquisa sem perguntas. Pesquisar é perseguir respostas. A pergunta de pesquisa terá respostas menos ou mais objetivas como na biomedicina, menos mensuráveis ou mais, como na mecânica, mais discretas ou menos, como nas ciências sociais. A resposta até poderá ser: não foi possível responder a pergunta. Mas a problemática precisa existir e ser bem formulada.

Boas e más perguntas para pesquisa

Há boas perguntas e más perguntas? Por certo que sim. Há perguntas possíveis e impossíveis? Igualmente: sim.
Do mesmo modo, como entendemos essas nuanças sobre a pergunta? Com método. Quanto melhor a pergunta, mais chances e obter respostas mais completas.

Assim, o que é uma pergunta boa?É uma pergunta que visa a contemplar um problema teórico ou identificado na realidade, precisa ser clara, bem delimitada, empírica, respondível, viável e ética.

Sendo é uma das etapas das mais importantes no processo de elaboração do projeto de pesquisa, isto é a sua espinha dorsal. Nesse sentido, sendo o projeto de pesquisa um plano para percorrer um caminho, de maneira rigorosa tanto quanto possível e sistemática, é a boa pergunta de pesquisa que vai trazer uma boa resposta.

Inscreva-se no canal do Youtube: https://www.youtube.com/@MarciaSagaz!

Imagem: Pixabay

Picture of Márcia Sagaz
Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.