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Blog Pharus

Lugar de estudo

Mesa bagunçada

O lugar de estudo é tão importante quanto as técnicas de estudo.

Porém tem-se ouvido coisas, como: “Você pode estudar onde e quando quiser”.

Não sei o que você pensa disso. Com toda certeza, a mim, parece que isso é bom, desde que com disciplina e alguns critérios!

O lugar de estudo

Logo, escolha um local (teste lugares, se for preciso). Pode ser na sala, no quarto, no escritório. O importante é que seja um lugar fresco no verão, e quentinho no inverno. Eu, por exemplo, tenho um lugar para verão e outro para o inverno para aproveitar melhor as temperaturas.

As ferramentas para estudo

Além disso, busque um lugar confortável ergonomicamente, ou seja, que tenha uma cadeira boa, se não tiver, busque a melhor possível na casa, coloque um amparo nas costas, enfim, se não tiver o ideal, seja criativo.

Do  mesmo modo, procure ter um suporte para o note para evitar o excesso na coluna por causa da posição. Se não tiver um suporte próprio, faça uma pilha de revistas e siga em frente! Apoie seus antebraços na mesa para digitar!

Igualmente, tenha os seus materiais à mão! É importante não ter que ficar procurando pela casa onde está aquele livro ou dicionário. Mas não deixe eles disputarem espaço no teu horizonte. Trabalhe com a mesa limpa! Mantenha o foco no estudo!

Conclusão

Em conclusão, o lugar de estudo é tão importante quanto o horário. Esse lugar deve ser climaticamente agradável, ser ergonômico, ter os materiais que você vai necessitar para ler, anotar etc.

De fato, sei que nem sempre tudo está favorável, mas se tivermos o entendimento das necessidades primordiais para o estudo, vamos em busca delas, seja de maneira ideal ou improvisada.

Em síntese, o importante é você compreender que estudar não é uma tarefa banal, que pode ser empreendida de qualquer maneira. Logo, dedique-se e encontre um lugar para chamar de seu.

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Seguimos!

Fonte da imagem: Pixabay

Picture of Márcia Sagaz
Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.