Search
Close this search box.

Blog Pharus

Textos acadêmicos: todas e todos mais uma vez!

Arranjo de Natal com vela acessa

Textos acadêmicos: todas e todos mais uma vez! versa sobre as passagens e os passageiros deste 2020, que sim, não foi fácil para ninguém… mas também foi ano de muito aprendizado por aqui…

Os passageiros

Neste incrível ano par, pude conhecer os projetos de pesquisa e as pesquisas em andamento de muitos mentorados. Assim, foi a vez de conhecer e compartilhar conhecimentos com o Marcelo e sua impressionante tese sobre as pessoas cegas e o universo.

Desse modo, foi momento de entender que há muito mais para ser pensado. E isso se deu com o texto sobre as mulheres empreendedoras da Joice, que veio “só” para propor novo um conceito!

Já com a Gabriela e a Nara, interessadas nas redes sociais e nas séries da NetFlix, foi possível entender que vem muita discussão boa por aí!

Mas a Louise investiu no que ela sabe melhor, ensinar. E, assim se preocupou em olhar o aprendizado dos engenheiros deste país!

Além dos projetos acadêmicos, tivemos o Davi, que voltou para mais uma aventura de construir um livro, e nos enveredamos pela bonita história do amor de Hanna e Danilo e a coragem para mudar o mundo em uma aula sobre os anos de chumbo no Brasil.

Com efeito, foi ano de apertar a mão da Editora Appris, especializada em textos acadêmicos, em mais uma parceria de sucesso.

E, é claro, ano de seguir caminhando com a Copiart, velha parceira!

Além disso, foi ano de aprender um pouco sobre animais na parceria com o Marcelo, da NetVet, e sobre vendas com o Hugo, da Movimento.

As passagens

Enfim, foi o ano da matemática no Enem; das construções sociais; dos refugiados e sua saúde; da política linguística; da inovação da educação. Além de ser o ano do marketing de relacionamento; do implante vestibular; da telemedicina; da fisioterapia aquática. Também foi ano do lindo texto sobre conhecimento e afetividade em classe de educação de jovens e adultos. Ano do ensino tecnológico e intenção empreendedora.

Sendo assim, foi o ano do Araken, da Nara, do Rodrigo, do André, da Carolina, do Edson, da Letiane, da Yaná, da Nanni, do Falabelo, da Isis, do Cleyton.

Mais uma vez, foi o ano de ler a Ana, estudiosa da Arte, nos textos sobre a intuição criadora e sobre pressupostos teóricos pedagógicos.

Este foi o ano de cuidar da forma dos trabalhos da Tatiana, da Bruna, da Raquel, do Paulo, da Taissa, do Marcelo, da Sara, da Andrea, da Carolina.

O tempo

Alguns permaneceram meses, as mentorias acadêmicas, outros apenas alguns dias, as revisões, mas todas e todos me ensinaram algo sobre um fazer, sobre um pensar, sobre viver.

As companhias

E teve também o Faraco, da Elemento 79 e sua consultoria de marketing, o Artur com suas estratégias de marketing digital, a Natália , com a edição dos vídeos, o José e o Luiz compondo a revisão, e o Marco Antonio, normalizador, especialista em ABNT.

Gente que veio trazer suas expertises!

E também foi o ano de criar o canal no Youtube!

Que venha muito mais, que venha 2021, ano ímpar!

Seguimos!
Fonte da imagem: Canva

Picture of Márcia Sagaz
Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.