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Retomado o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica

Aconteceu nesta quinta-feira, 17, na sede da CAPES, a abertura da 32ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB). Os participantes ressaltaram a importância da retomada do grupo, após seis anos sem reuniões. O CTC-EB apoia a CAPES na avaliação e melhorias nas ações e programas de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Por dois dias, 17 e 18, haverá atividades de reorganização institucional do CTC-EB.

Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, salientou o momento histórico da retomada do CTC-EB e que os dois Conselhos Técnico-Científicos, da Educação Básica (EB) e do Ensino Superior (ES), estivessem reunidos nesse dia na CAPES. Projetos que a Fundação vem desenvolvendo foram apresentados pela gestora, para que a formação responda às necessidades da sociedade “com profissionais que vão conduzir o Brasil para o caminho das atuais demandas”.

A busca por “escolas que contribuam com crianças e jovens bem-preparados”, foi frisada por Izolda Cela, secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC). Ricardo Galvão, presidente do CNPq, chamou a atenção para que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) responda às demandas da sociedade, procurando sanar o déficit de professores. A escassez de profissionais também foi mencionada por Alessio Lima, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), bem como a necessidade de valorização e qualificação dos professores.

Durante a apresentação sobre o CTC-EB, Márcia Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica (DEB/CAPES) refletiu sobre o desafio de “desenhar a atuação do conselho diante de lacunas de formação e de carreira dos professores”. Programas e ofertas de vagas da diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES) foram exibidas pela diretora Suzana Gomes com o propósito de “chegar em todo o interior do Brasil com equidade e qualidade”. Gregório Grisa, diretor de Programas da Secretaria-Executiva do MEC apresentou os resultados do Grupo de Trabalho instituído pelo MEC para discutir a formação de professores da Educação Básica e destacou o papel CAPES.

 

Fonte: Capes (2023)

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Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.