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Cronograma do projeto de pesquisa: item essencial

relógio despertador que indica a importância do tempo para o cronograma do projeto de pesquisa

A importância de cronograma do projeto de pesquisa

Vou começar hoje indicando um texto que está no blog, intitulado  “Organização do tempo para o cronograma do projeto de pesquisa“. Nele eu falo de maneira mais ou menos aprofundada os motivos pelos quais, por vezes, o cronograma é negligenciado e que afinal… não existe multiplicação de minutos ou você tem o tempo para a realização da tarefa ou não tem. E apresento ali também um exemplo de cronograma para projeto de pesquisa.

Bem, porque eu chamo a atenção para isso, porque não é raro que o aluno construa o cronograma e nunca mais olhe para ele, e ache que sempre haverá tempo para fazer as leituras, para começar a escrita.

Claro, cada um tem seu tempo, mas a instituição também tem o dela… então, se você tem um semestre para apresentar seu trabalho, esses seis meses vão passar quer você execute a pesquisa ou não.

Então, cronograma não é item acessório, e não é para ficar na gaveta. Para isso é preciso não perdê-lo de vista. E eu estou me referindo à visão mesmo: cole na área de trabalho, no mural, na capa do caderno…

Outra questão que surge é:

Como construir o cronograma do projeto de pesquisa? Bom, use um excel ou uma tabela de word,ou uma folha de papel, o suporte é o que menos importa, o importante é que ele seja real, que seja executável.

Liste tudo que precisa fazer. E a aqui vai a dica: utilize verbos. Afinal, cronograma é ação!

Exemplos:
Revisar a bibliografia
Escrever capítulo 1
Construir instrumento de coleta
Realizar piloto

Ou seja, estabeleça tempo para cada item.

Vai funcionar perfeitamente? Provavelmente não, pois isso depende da sua experiência em conhecer o tempo das tarefas, das atividades extras que podem surgirem, dos eventos sinistros, como greves, uma pandemia… Por isso ele precisa estar sempre em perspectiva para ser ajustado!

Não deixe de ler o texto indicado na íntegra. Também não deixe de se inscrever no canal no Youtube!

Seguimos!

Fonte da imagem: Pixabay

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Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.