Blog Pharus

Todas elas, todos eles e tod@s nós!

Grande 2018, ano par!

Ano abençoado no qual o texto “O que você quer ser quando crescer” segue fazendo cada vez mais sentido. Ano das pesquisas, dos pesquisadores, dos desassossegos, dos aprendizados, dos ensinamentos, das trocas incomensuráveis.

As pesquisas
Este foi o ano da informática, da enfermagem, da pedagogia, da arte, da medicina, do teatro, da saúde, da sociologia e política; ano dos direitos trabalhistas, das mulheres, da paternidade, das leis de trânsito, dos direitos fundamentais; foi o ano das relações internacionais e do comércio exterior; da engenharia civil e da mecânica também; da sustentabilidade, da educação, da escrita; e mesmo não tendo trazido a Taça para casa, foi ano de futebol do Sul do Brasil.

Este foi o ano da prospecção, da mineração, e dos robôs que fazem o inumano trabalho neste imenso mundo de dados e informações. Mas também foi o ano do questionário preenchido a mão, com respostas abertas tão complexas que só resta ao pesquisador sair correndo sem olhar pra trás ou apaixonar-se pelo trabalho de analista e permitir-se nunca mais ser o mesmo.

As reflexões

Foi o ano de pensar sobre o inusitado da pesquisa, sobre leituras, sobre registros, pessoas do discurso, notas de rodapé, normas, cronograma, sobre ser pesquisador, enfim. Este foi do novo blog, Pharus,

As acadêmicas e os acadêmicos
Este foi o ano da Marina, da Letícia, do Bruno, da Sofia, da Luciana, do Davi, do Inácio, do Alyson, da Gilmeire, do João, da Tatiane, do Leonardo, da Juliana, da Ana Julia, do Walmor, da Marciele, da Michele, da Camila, do Matias, da Lenne, da Cinara, do Carlos, da Cristina, da Izabela, do Adilson, do Gustavo, e de cada autor@ de cada coletânea e periódico. E como somos forjados, também, por nossas relações, um pouco de cada um@ agora me constitui.

As parcerias
Também foi o ano de novas e das antigas parcerias. Salve Claudio, Bianca, Faraco, Denise, Marco, Rita, Vivi e Viviane! Sejam bem-vind@s, Bárbara e Fábio! Algumas com uma enorme capacidade de se renovar a cada ano, a cada dia, não é mesmo, Claudia?!

Os sonhos
Este foi o ano da mudança de marca, de realizar alguns sonhos e de sonhar muitos outros.

Que venha 2019, e que seja tão ímpar quanto 2018!

Obrigada a tod@s!

Seguimos!
Música: Todas elas (Lenine)

Picture of Márcia Sagaz
Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.