Blog Pharus

A melhor versão do seu texto [acadêmico]

logomarca

Depois de quatro anos, a Verbo Assessoria Linguística se torna Márcia Sagaz Mentoria e Revisão de texto! Revisão de texto e seus desdobramentos continuam fazendo parte daquilo de que me ocupo, mas a proposta se amplia, com a oferta de novos serviços relacionados a texto e pesquisa.

Do mesmo modo que se especifica, com o mergulho no processo de pesquisa e de escrita por meio da mentoria. Assim, partimos de a melhor versão do seu texto [acadêmico] para estar com você em cada passo da sua pesquisa.

As linhas

A nova marca traz como parte do seu símbolo as linhas que orientam a construção do S.

Essas linhas representam os conhecimentos metatextuais, os enciclopédicos, os gramaticais, os ortográficos necessários para a construção do texto. Além de os conhecimentos sobre planejamento, sobre objetivos, as capacidades de formular hipóteses, de elaborar conclusão.

Com elas se vai construindo saber, texto. Nas palavras de Bakhtin, operando a “construção composicional”, que vai além do conteúdo, do estilo verbal, dos recursos linguísticos.

O “S”

O S é manuscrito aos moldes das capitulares desenhadas nas cópias realizadas pelos monges copistas e em especial pelos iluminadores, responsáveis pelas iluminuras, tipo de ilustração desenvolvida desde o século IV a.C.

Já no século XV, da Era Cristã, o chamado notarius ou bibliothecarius, responsável pelo local onde trabalhavam os copistas, o scriptorium, revisava as cópias em busca de erros e de faltas no texto. Dessa forma, comparava a cópia ao original, palavra a palavra, linha a linha. Eis o ofício de revisor!

A mentoria

A figura do mentor, por sua vez, remonta à Grécia antiga. Apesar de tão longínqua, somente mais recentemente tem fixado sua importância em processos de formação pessoal, profissional, acadêmico.

Interessa-me a “mentoria acadêmica”, para a qual atribuo o sentido de orientar a construção da pesquisa e sua consequente escrita.

O resultado esperado

É a partir do diálogo entre esses saberes e fazeres que me proponho a arquitetar com cada autor, aluno, mentorado a melhor versão do seu texto, de sua pesquisa, de seu percurso acadêmico.

Seguimos!

*Caso queira saber mais sobre os copistas e seus manuscritos, indico o texto Manuscritos: como suporte histórico dos registros do conhecimento, da escrita à encadernação, de Hoton Esteves Matias, Joana D’ Arc de Lima e Patrícia Lafayette Góis.

**Agradeço à Claudia Leal Estevão, revisora textual e design instrucional, a colaboração neste texto e a parceria na caminhada; e ao Claudio Girardi, design gráfico, a criação da logomarca.

Picture of Márcia Sagaz
Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.