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Primeira versão do texto: cinco pontos importantes

caneta pena sobre caderno

Dia desses, escrevi sobre apresentação do texto acadêmico os cuidados necessários, hoje vou discorrer um pouco mais sobre isso.

Como afirmei no post O que você quer que o seu texto diga sobre você?, a organização e aparência de textos acadêmicos, a meu ver, está ligada, entre outras coisas, à forma como o pesquisador se relaciona com sua pesquisa.

Então, já em sua primeira versão, observe os seguintes pontos:

1. A forma

Configure seu arquivo previamente evitando a despadronização generalizada de fontes, tamanhos e espaçamentos. Embora o texto ainda deva passar por revisão e formatação, ele precisa estar legível para você e para a leitura crítica do seu orientador ou de algum colega.

Problemas demais de forma desviam a atenção desse leitor especializado, o orientador, do qual queremos uma leitura focada no conteúdo!

2. O conteúdo

Faça quantas leituras forem necessárias de um mesmo texto, conforme discorri nos posts Leituras e leituras e Propedêutica: nem de comer nem de passar no cabelo.

Desconfie de sua escrita, ou seja, problematize suas afirmações, marque tudo que precisar rever, aprofundar e editar, isto é, não confie em sua memória! Seja cricri!

3. Os dados

Organize as pastas com questionários, planilhas de contagem, gráficos e tabelas. E o faça com rigor, pois, esteja cert@, o volume de arquivos ao final – com várias versões de um mesmo documento – será grande o suficiente para você nunca mais achar o que precisa, se não estiver tudo etiquetado.

4. O registro

Conditio sine qua non para a pesquisa. Para registrar é preciso método, pois há um objetivo nessa tarefa: localizar a anotação a posteriori. Veja mais no post Registro das leituras: dicas sobre uma atividade fundamental para a pesquisa.

5. As fontes

Não negligencie as fontes, sejam elas bibliográficas, sejam virtuais, sejam pessoais. Anote tudo o que pode ser usado mais tarde, isso inclui ideias! Dessa forma, você terá uma apresentação do texto acadêmico atendendo os cuidados necessários.

Um texto, em especial os mais longos, como os trabalhos de conclusão de curso, sempre precisa de muitas leituras para se tornar publicável; logo, quanto mais problemas você deixar pelo caminho de sua escrita, mais leituras serão necessárias e haverá mais chances de incorreções permanecerem no seu texto, o que pode prejudicar demasiadamente o resultado final!

E mais um ponto extra: faça tudo isso detidamente, pois sua pesquisa merece!

Seguimos!

Fonte da imagem: Pixabay

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Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.