Anotar não é registrar
Semana passada, falei sobre a importância fundamental do registro. Até usei a palavra “anotar”, contudo anotar é parte do registrar. Para registrar é preciso método, pois há um objetivo nessa tarefa: localizar a anotação a posteriori. Hoje vou falar um pouco mais sobre referências em trabalhos acadêmicos.
Informação e suporte
Bem, antes de tudo, todo pesquisador que se preza tem caderninho ou caderno ou bloco que é inseparável, especialmente nos momentos de leitura, estudo e orientação. Depois, é preciso pensar nos suportes que nossa Era nos proporciona.
Atualmente temos pelo menos três: o físico, o clássico livro da biblioteca – da sua ou da universidade –, o digital em pdf – que pode ser baixado, e o online – que fica disponível somente nas plataformas. Aí já temos a noção de suporte da Arquivística, ou seja, é preciso registrar em que suporte está o material em questão. Muito bem.
Referências em trabalhos acadêmicos
Mas o que precisa ser anotado? Eu sugiro a referência completa, isto é, seus elementos essenciais: autor(es), título, local de publicação, editora, ano, nome do capítulo, nome do(s) organizador(es), link, data de acesso, nome da revista, número, volume, nome do congresso, data e local de realização etc. Você pode saber mais detalhes sobre esses elementos na ABNT 6023.
Fundo documental
Muito bem, feito isso, você já tem parte do registro. A outra parte é saber onde está o material e onde está o trecho que você citou. Assim, seu registro também precisa contemplar: localização, página(s) e parte da citação pelo menos. Como fazer isso? Crie um arquivo com linhas e colunas – que pode ser em word, excel ou softwares específicos, como endenot.com, procite.com, entre outros e, além das sugeridas, estabeleça quais outras informações são importantes.
Inspire-se na noção de fundo documental e organize seu material por tema, por assunto ou por outra classificação que possa ser mais adequada à natureza do seu trabalho. Você também pode ter uma coluna de impressões ou observações, por exemplo.
Indexação
Não se esqueça de numerar seus itens na tabela, de forma que os arquivos digitais também recebam numeração, ou seja, crie um sistema de indexação. Se for preciso, fotografe as fichas catalográficas dos livros físicos e as arquive numeradas também. Ótimo! Agora, podem perguntar à vontade sobre as fontes; o mundo permanecerá sem balançar!
Na próxima semana, vou falar sobre paráfrases; afinal elas também precisam ser referenciadas e, portanto, sua origem deve ser registrada.
Seguimos!
Fonte da imagem: Concurseiro Solitário