Portfólio

Educação Patrimonial: ações educativas

A Educação Patrimonial pode ser um instrumento para “alfabetizar” culturalmente crianças e adultos e aproximá-los de seus bens culturais, visando preservar a memória e a história dos bens e da população pertencente a esse bem: “[…] um recurso para compreensão sociohistórica das referências culturais e de suas manifestações.” (IPHAN, 2010). Os pais e professores podem ser os disseminadores da alfabetização cultural, da valorização da cultura do indivíduo (RAMOS, 2004). Com esta cartilha espera-se auxiliar a educação do olhar durante a visita museológica, a partir do objeto (em exposição) gerador do conhecimento, pois não seria adequado tratar os elementos daquela linguagem científica como conceitos prontos e acabados.
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Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.