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Organização do tempo da pesquisa

O tempo

Todo projeto de pesquisa, por força do gênero e do propósito, precisa da organização do tempo, isto é de um cronograma.

Logo, o cronograma não é item opcional e muito menos acessório!

Esse elemento precisa ser real na vida do acadêmico, estar muito claro em sua mente e colado na porta do seu guarda-roupa, no seu quadro de avisos, na sua área de trabalho do computador!

Não pode de forma alguma ser negligenciado. Contudo, quando isso acontece surgem as justificativas.

As justificativas

A justificativa favorita pelo descuido na organização do tempo parece ser responsabilizar o orientador. Então, vale lembrar a máxima: o orientador já se formou. Assim, quem cuida do percurso do acadêmico é o acadêmico!

Claro que, como tudo na vida, o cronograma pode sofrer ajustes, afinal, o plano também serve para ser mudado, mas cuidado: ajustes não são transformações radicais! Exceto em situações extremas, às quais por vezes somos submetidos.

O cronograma

Então, se o cronograma ou outro aspecto do seu projeto não está funcionando, peça ajuda, grite, busque uma mentoria. Faça alguma coisa enquanto há tempo: afinal, o projeto é seu, é sua responsabilidade organizar o tempo.

Dito isso, vamos observar um modelo de cronograma geral para um curso de mestrado:

O que podemos depreender minimamente desse quadro? Que as ações estão descritas com verbo, como deve ser, pois isso muda sua relação com o fazer; que há diversos ajustes ao longo do caminho; que há etapas que se sobrepõem; que não há folga no começo, nem no final, muito menos no meio.

O que subtendemos é: ele pode ser intenso ou pesado. Isso depende se você vai levá-lo a sério ou não.

Ele pode/deve ser elaborado de acordo com o ritmo de cada um, mas, ao mesmo tempo (!), precisa respeitar as etapas e os prazos da instituição.

A organização

Agora, voltemos ao início. Se o cronograma foi aprovado pela banca em seu ingresso no Programa, isso significa que professores doutores, que já passaram por isso muitas vezes, estavam dizendo a você: se fizer o que está nos apresentando, vai dar certo.

Igualmente você também deve inferir da fala dos mestres que: se deixar para olhar para seu cronograma nos últimos 15 dias de seus prazos finais, nem o orientador, nem a mentora, nem o papa, nem o chefe dele conseguirão ajudar você a se tornar um pesquisador, escrever um texto de qualidade e alcançar o tão sonhado diploma! E o pior: isso será demasiadamente desgastante e frustrante.

A conclusão

Se desconsiderar esse importante elemento do seu projeto, estará fadado a não lograr sucesso. Sabe por quê? Porque conhecimento não se transmite; se constrói. Além disso, essa construção passa pelo seu amadurecimento (intelectual), e amadurecer leva tempo.

Então, como anda seu cronograma?

Seguimos!

Fonte da imagem: Pixabay

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Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.