Em relação à organização do tempo ou a falta dela para estudar, escrever, por exemplo, existem alguns argumentos, um deles é – de “11 entre 10” estudantes que não conseguem avançar no trabalho final – é a falta de tempo, outro é: meu orientador me abandonou!
Os fatores
Há muitos fatores que contribuem para de fato faltar tempo, um deles é a quantidade de distração. Assim, talvez você possa afazer como uma amiga que tenho uma amiga que se desculpou, mas se retirou das redes sociais durante seu doutorado. Pois era isso ou a angústia de não lograr sucesso, ou seja, não se diplomar
Claro que distrair-se é fundamental, higieniza a mente, inclusive durante o período de trabalho/estudo. Contudo, até para isso é preciso disciplina: intervalos sim, não mais de 10 min. nos inícios de período e não mais do que um de 30 min., se a jornada for muito longa.
Isso é só uma sugestão, então: sim, se você achar outros “tempos” que sejam mais adequados à sua biologia, siga-os! Afinal, doutorado, mestrado, graduação também são (e muito) autoconhecimento.
Outro fator é o tamanho da lista. Ao fazer uma lista maior do que a capacidade real de cumpri-la, temos a impressão que não estamos dando conta.
Logo, ser honesto com a lista é importantíssimo. Isto é, melhor que uma lista imensa é uma lista factível e a sensação de dever cumprido que nos anima e impulsiona.
Coisas que devemos considerar
Atrapalha e confunde muito também acharmos que não precisaremos dormir, comer, tomar banho e olhar um filminho no Netflix de vez em quando.
Não se iluda, seja realista, pergunte-se: considerando que já não se distrai demasiadamente, qual é o tamanho da sua perna? Há muito a fazer, sua realidade não comporta? Reveja prioridades, renegocie prazos e, sobretudo, faça isso desde o início, pois na última semana pode ser que “Inês est mort”.
Se você e ela [Inês de Castro] sobreviverem às (im)possibilidades formais/institucionais, ou seja, o0 calendário e prazos do Programa, então, respire fundo e aplique a fórmula:
+disciplina – distração -+listas -+realidade = defesa e diplomação!
Ah sim, não falamos de procrastinar! Isso merece um post exclusivo. Em tempo, será publicado.
Seguimos!