Algumas pessoas têm me perguntado o que é a mentoria acadêmica da Márcia Sagaz Mentoria e Revisão textual.
Então, decidi publicar um texto sobre esse tema.
Definição formal
No Dicionário Aurélio, o verbete mentoria está assim definido:
- substantivo feminino. Ofício, trabalho ou cargo do mentor, daquele que aconselha; aconselhamento. Prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente, durante um período de tempo. Etimologia (origem da palavra mentoria). Mentor + ia; do inglês mentoring.
Contudo, a palavra “aconselhamento”, para mim, parece carregar a ideia de unilateralidade, e a mentoria, no meu entendimento, é uma construção guiada pelo mentor sim, mas com importante participação do mentorado.
A parceria
Nesse sentido, a mentoria para pesquisa e escrita acadêmica busca trabalhar juntamente ao mentorado para diminuir a margem de erro; minimizar o sentimento de solidão no processo de pesquisa e de escrita; evitar percursos desnecessários ou infrutíferos; proporcionar maior satisfação na caminhada e no resultado final; potencializar habilidades e competências que poderão ser ressignificadas em outros processos.
A experiência
Isso tudo quer dizer que você terá alguém ao seu lado para discutir as ideias, para auxiliá-l@ a tomar decisões; para lhe ajudar a manter o foco; para apontar-lhe caminhos para escrita; para orientá-l@ em relação aos dados, à apresentação, à discussão, às conclusões.
As descobertas
O processo é totalmente individual, pois cada alun@/mentorad@ tem características absolutamente peculiares: há quem tenha dificuldade em ser sintético, há os que são demasiadamente sucintos, há inseguranças mil, há quem precisa de ajuda para se organizar, outros sofrem ao falar com o orientador, têm aquel@s que não conseguem ouvir o orientador.
A conclusão
Tudo isso vai se mesclando à pesquisa, à escrita, em um processo cujo resultado precisa ser objetivo, mas que, sem dúvida, seu paralelo é amplamente
complexo.
Seguimos!
Fonte da imagem: Google