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Acesso à plataforma Currículo Lattes sofre mudanças a partir desta segunda (16/05/2022), diz CNPq

Páginas de acesso aos sistemas Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) também foram modificadas. Para evitar perdas de dados, grupos científicos orientaram que todos os usuários fizessem backup de seus dados.

O acesso à plataforma Currículo Lattes passou por modificações nesta segunda-feira (16), afirma o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A intenção é deixar o sistema mais seguro, após o apagão de dados registrado em julho de 2021.

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Para acessar a página (na qual cientistas registram dados de formação acadêmica, palestras ministradas, congressos frequentados e artigos publicados, por exemplo), uma nova senha deve ser registrada pelo usuário (veja o passo a passo mais abaixo).

Também é possível usar os dados da conta gov.br.

“Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados”, diz o CNPq.

Como acessar o novo Lattes?

1. Acesse o site do CNPq. A página está com um novo visual:

Página inicial do CNPq — Foto: Reprodução

2. Digite o seu CPF e a senha cadastrados no sistema antigo.

3. Logo, você verá uma janela de mudança de senha. Digite um novo código, seguindo os critérios de segurança exigidos.

Mudança de senha no CNPq (há um erro na crase em "8 a 70 caracteres") — Foto: Reprodução

Mudança de senha no CNPq (há um erro na crase em “8 a 70 caracteres”) — Foto: Reprodução

4- Confirme a senha e clique em “ok”. Você será direcionado à página inicial do portal do CNPq. Para atualizar seu currículo, basta clicar em “Seu Currículo Lattes”, no menu à esquerda.

Tela final após troca de senha — Foto: Reprodução

Tela final após troca de senha — Foto: Reprodução

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Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.