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Normas ABNT: Lista de Referências I

Logomarca desenrolando a norma: abnt

Quando o assunto é normas ABNT, estamos adentrando um campo do conhecimento minado de equívocos e você sabe muito bem disso. Por isso, vamos apresentar algumas ações que podem auxiliar você a organizar seus registros de modo a não passar aperto na hora de elaborar uma lista de referências.

Você pode até pensar: “Ah, mas eu vou enviar meu trabalho para uma revisão profissional!”, mas ainda assim precisará fornecer ao revisor os elementos de cada obra. Afinal, ele(a) não tem bola de cristal e menos ainda domina o escopo da sua fundamentação teórica, não é mesmo?

Então, vamos lá!

1. Não registrar as obras consultadas

Construa um sistema de registro a ser consultado no momento da elaboração da lista. Não deixe de anotar os elementos essenciais definidos pela ABNT 6023 para cada suporte. Você pode montar um banco de dados em planilha eletrônica ou simplesmente utilizar o sistema automático de inserção de citação/referência do editor de texto. São elementos essenciais das referências: autor(es), título, n. de edição, local de publicação, editora e ano. No post “Registro das leituras: dicas sobre uma atividade fundamental para pesquisa”, discorremos sobre esse tema.

2. Não mencionar a data da obra

Ao ler um texto não datado, faça no mínimo inferência sobre uma data possível. Há diversas pistas que nos auxiliam na identificação de possíveis datas, como os anos de obras citadas no texto em questão, datas de eventos, menção a atualidades ou acontecimentos específicos. Não anote s/d como abreviação de “sem data”, pois isso não está previsto em norma. A ABNT 6023 oferece indicações de como representar ano, década, século provável, aproximado etc.

3. Não registrar ou mencionar a data de acesso em documentos eletrônicos

Ao acessar ou baixar um documento disponível na Internet, anote a data do primeiro acesso. Como portais e páginas são suscetíveis de serem retirados da Rede, o registro do acesso indicará que em determinado momento aquele conteúdo estava disponível, mesmo que seu leitor não o encontre posteriormente.

4. Registrar o link do portal em do da página consultada

Ao acessar conteúdo na Internet, salve o link da página do texto consultado, ou seja, o caminho eletrônico que leva o leitor diretamente a ele. Isso porque as páginas geralmente estão dentro de portais, também chamados sites ou hotsites. Esse equívoco é muito comum quando se trata de conteúdo extraído de portais do governo, de periódicos ou de banco de imagens.

5. Não incluir leis citadas no texto

Se você citou legislação no texto, precisa incluí-la na lista. A ABNT 6023 apresenta um tópico “legislação” no qual oferece as diretrizes para a elaboração correta de referência de lei e de outras peças do Judiciário. Se estiver disponível em meio digital, olha que bacana, você pode abrir mão das informações de Diário Oficial da União, simplificando o registro. Mas caput, data e local são imprescindíveis.

Já estamos preparando mais dicas para a próxima semana!

Seguimos…

Fonte da imagem: Pixabay

* Além de mim, assina este texto Claudia Leal Estevão, analista em Letras, revisora textual, design instrucional e redatora técnica.

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Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.