Blog Pharus

Normas ABNT: Lista de Referências II

Logomarca desenrolando a norma: abnt

Como prometemos, aí vão mais dicas para você não ser tomado de surpresa ou ter de quebrar a cabeça buscando soluções mágicas na hora de elaborar a lista de referências utilizando as Normas ABNT do seu trabalho acadêmico!

1 Não informar os elementos essenciais de trabalhos acadêmicos

Informe TODOS os elementos de trabalhos acadêmicos consultados: autor, título, nível, número de fólios (folhas), programa, área do conhecimento, universidade, local e data. Os mais esquecidos são o número de fólios e o programa da instituição, por isso, fique atento. Como trabalhos mais antigos não estão disponíveis em repositórios on-line ou podem deixar de estar no momento de elaboração da sua lista, assim, registre os elementos antes mesmo de iniciar sua leitura ou seu fichamento.

2 Organizar a lista em ordem cronológica

É importante, organizar a lista em ordem alfabética rigorosa. A ABNT 6023 preconiza que a lista deve obedecer à ordem alfabética, iniciando-se pelo sobrenome do autor, nome, chegando até ao título da obra, se for necessário. Assim, o editor de texto Word disponibiliza ferramenta de classificação muito útil para essa organização.

3 Não estabelecer padrão

Desse modo, uma vez adotado um sistema e uma norma, mantenha a escolha, ou o padrão, até o fim do texto. Além das normas da ABNT, há outras, como a Vancouver e a APA. Em geral, todas indicam a apresentação dos mesmos elementos essenciais, contudo em ordem e com pontuação diversa. De forma alguma mais de uma norma pode ser aplicada no mesmo documento. Isso inclui estabelecer padrão entre as chamadas de citação e a lista de referências.

4 Reproduzir o design do título da obra

Jamais, reproduza as maiúsculas, as aspas, as cores ou o tamanho e o estilo da fonte do título, entre outras marcas gráficas presentes na capa da obra. A lista de referências é uma fonte de informação, que deve ser clara e de fácil leitura. Logo, aspectos gráficos peculiares não devem ser considerados. Utilize maiúscula na primeira palavra e minúscula nas demais, exceto nos nomes próprios. Aqui vale a máxima: menos é mais!

5 Não compreender a necessidade de correspondência entre chamada de autor e sua presença na lista

Acima de tudo, estabeleça rigorosa correspondência entre a indicação de uma chamada de autoria − seja por meio do sistema autor-data, seja por meio do sistema numérico −, e a presença de sua obra na lista de referência. O objetivo da lista é oferecer ao leitor a possibilidade de consultar a fonte de dada citação, direta ou indireta, pois, ao se interessar por um autor mencionado no texto, o leitor deve necessariamente encontrá-lo relacionado na lista de referências. Ou seja, não basta você indicar a fonte com chamada, resguardando-se de incorrer em plágio, deve informar a obra correspondente na lista.

Em conformidade com este, no texto Normas ABNT: Lista de Referências I, apresentamos mais dicas sobre esse tema.

Se essas informações foram úteis, compartilhe-as!

*Além de mim, assina este texto Claudia Leal Estevão, analista em Letras, revisora textual, design instrucional e redatora técnica.

Seguimos,
Fonte da imagem: Pixabay

Picture of Márcia Sagaz
Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.