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Blog Pharus

Mentoria acadêmica: um sonho realizado

Bolo de aniversário com velas coloridas

O nascimento

Em julho de 2018, foi criado o Pharus, blog do que, na época, era Verbo Assessoria Linguística. Já, em 31 de agosto, passou a ser Márcia Sagaz Mentoria acadêmica e Revisão textual!

Com efeito, é interessante pensar no percurso da Verbo, cujo nome surgiu de tantas conversas com meu marido, Marco. Essa palavra que remete ao início de tudo, à palavra, e em torno do que tudo gravita na frase: o verbo.

Por sua vez, seu complemento, Assessoria Linguística, veio para contar que a ideia era dar suporte ao que tem relação com a língua. E, pela experiência de trabalho de anos anteriores, tudo indicava que iríamos pelo caminho da revisão, da escrita de projetos, da montagem de documentação para editais, dos cursos, da interpretação de língua… não fomos.

A mentoria acadêmica

desse modo, tudo foi se desenhando por meio da mais profunda relação com o material acadêmico-científico, pelos saberes das áreas diversas, do Direito, da Física, da Pedagogia… pelas angústias de alguns acadêmicos – que eram autores sem deixar de ser alunos.

Explico: há os autores autores (assim mesmo redundante) e alunos-autores! Entre os primeiros, estão aqueles que precisam/desejam um produto acabado e ponto (final); não aceitam recomendações, sugestões, muito menos perguntas, e isso tem o seu valor, claro! Em geral são autores experientes com quem aprendo muito…

Nesse grupo, estão também os autores recentes, que são os que têm o que dizer, mas não sabem como; os autores- que são poetas, os feministas, os coletivos, os extensos, os sintéticos, os que gostam de ouvir, os que gostam de falar, enfim, enfim, enfim…

Os alunos-autores, por sua vez, se converteram em possibilidades de diálogo profícuo! E com isso, retornei à essência (à minha) traduzida, agora, pelo nome, pelo substantivo, pelo sujeito e pelos sujeitos. Assim, surgiu a Márcia Sagaz Mentoria acadêmica e Revisão textual!

As postagens

O Pharus foi criado para explicitar essas experiências de revisão, de mentoria acadêmica.  E, nesse um ano de farol, foram publicados 25 textos; uma média de dois por mês.

Nessas publicações, falei sobre revisão, norma, aspectos de textos, pesquisa, mentoria e sobre sonho, no texto O que você quer ser quando crescer?”

Vez ou outra veio um colega assinar a autoria, mas mesmo sem assinar sempre estão por aqui, nas vozes, nas trocas, nas percepções, naquilo que me ensinam sempre.

Já, com os alunos, tenho assinado textos, ideias, soluções, caminhos, descobertas, inúmeros percursos possíveis.

Assim, seguimos iluminados por este Pharus!

“Afinal o farol existe para auxiliar a desbravar o novo, ajudar no caminho, alertar para os perigos, corrigir rotas e muito mais […]. Além disso, como a navegação o processo de escrita e de pesquisa é complexo e exige lux.”

Seguimos!

Fonte da imagem: Pixabay

Picture of Márcia Sagaz
Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.