Vamos começar conhecendo o que diz Dicionário Aurélio sobre o verbete mentoria.
Lá está assim definido: substantivo feminino; ofício, trabalho ou cargo do mentor, daquele que aconselha; aconselhamento. Prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente, durante um período de tempo. A etimologia, isto é, a origem da palavra mentoria é: mentor + ia; do inglês mentoring.
Contudo, a palavra aconselhamento parece carregar a ideia de unilateralidade, e a mentoria, para mim, é uma construção guiada pelo mentor, claro, mas com importante participação do mentorado.
Nesse sentido, a mentoria acadêmica que proponho é uma parceria, um diálogo constante com o/a mentorado/a durante o seu processo de pesquisa e escrita. Nesse caminho, naturalmente, ocorrerão muitas oscilações, entre elas, avanços, descobertas, vontade de sair correndo, manipulação para deixar para depois!
Bem, quem tem uma mentora não passa por isso? Passa. Mas com a ajuda certa isso passa! Assim, os objetivos da mentoria são em uma perspectiva macro:
• diminuir a margem de erro de suas escolhas;
• evitar percursos desnecessários ou infrutíferos;
• proporcionar maior satisfação no processo e no resultado final;
• potencializar habilidades e competências que poderão ser ressignificadas em outros contextos.
Porque fazer pesquisa pode ser complexo; e é; mas não precisa ser sofrido!
O Programa de Mentoria para o percurso de pesquisa é realizado de forma individual e personalizada, isto é, de acordo com as necessidades apresentadas e/ou identificadas e com a sua disponibilidade e com o estágio da sua escrita.
O processo privilegia a reflexão acerca do fazer científico, considerando que a problematização, a argumentação e a organização das ideias e da escrita são condições fundamentais para que uma pesquisa bem-sucedida seja possível.
A partir do entendimento, sobre o que é pesquisa, o Programa de Mentoria atua auxiliando você a:
• Selecionar bibliografia
Além dos aspectos técnicos, também contempla questões comportamentais, com um olhar integral sobre o processo, auxiliando você a:
Ao final do processo, a mentoria acadêmica auxilia você a:
A partir dos dados fornecidos por meio do Formulário Mentoria Acadêmica, agendamos uma conversa inicial via vídeo para aprofundar entendimento sobre o seu processo de pesquisa e para esclarecer suas dúvidas sobre a mentoria. Então, elaboro uma proposta com cronograma de trabalho e valor do investimento.
Os encontros são realizados on-line. O Programa é flexível, embora, tenhamos um desenho inicial, pois é preciso ter um plano, em um processo complexo que envolve muitas variantes. Apesar disso e por causa disso, é inevitável que haja acomodações durante o percurso, afinal o diálogo entre mentora e você visa a rever, redefinir, “ressaber”!
Os encontros podem ser semanais ou quinzenais, ou outro formato de acordo com a sua disponibilidade e necessidade; a duração de cada um é de uma hora e meia.
Para receber informações detalhadas e proposta, entre em contato conosco.
Transferência, PIX ou facilitado via boleto cartão de crédito.