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Blog Pharus

Edital de Seleção Mestrado e Doutorado – II

Edital de seleção

A leitura atenta do Edital faz parte do processo de seleção de mestrado/doutorado, conforme explicitei no post Edital de Seleção Mestrado e Doutorado – I.

Vamos observar  5 de cunho específico do Projeto:

Especificidades para o Projeto a ser inscrito para seleção de Mestrado Doutorado

1. as linhas de pesquisa
2. as vagas que cada linha de pesquisa está disponibilizando
3. os orientadores e seus temas de interesse
4. os critérios de avaliação do projeto
5. o formato do projeto

1.  as linhas de pesquisa

É nesse item que você vai, ao ler atentamente sobre as linhas (e para isso acesse a página do Programa), identificar a qual delas o seu projeto se adequa.

Isso é fundamental para orientar todo o seu projeto em termos de bibliografia e, inclusive, para você escrever sua justificativa.

2. o quantitativo de vagas que cada linha de pesquisa está disponibilizando

Não se trata de olhar para a concorrência, mas de ser coerente. e estratégico. Se você, por exemplo, não tem formação na área a qual está se candidatando, e uma certa linha disponibiliza somente uma vaga, a chance de você não lograr sucesso aumenta. Mas, se ao contrário, você se candidatar em uma linha com muitas vagas (desde que faça sentido para você, é claro), as chances aumentam, por óbvio!

3. os orientadores e seus temas de interesse

Isso você não vai encontrar no Edital, mas é item importante para as decisões que vai precisar tomar acerca do projeto que pretende inscrever.

O que fazer, então, para conhecer sobre as pesquisas em andamento no Programa no qual você vai se lançar? Novamente vá até a aba Corpo Docente, na página do Programa, e busque informações sobre projetos coordenados pelos professores que disponibilizam vagas, e seus currículo lattes.

Conhecer sobre o que os possíveis orientadores estão se debruçando pode ser definitivo para seu ingresso no mestrado!

4. os critérios de avaliação do projeto

Em linhas gerais, sabemos o que ele deve ser coeso, coerente e ser relevante, mas visualizar os critérios escritos no Edital e checar elemento por elemento, se o seu projeto contempla o que será pontuado, faz diferença, sim!

5.o formato no qual o projeto deva ser apresentado

Tem sido muito negligenciada a forma no início da escrita de textos acadêmicos.

Há os que dizem: não gosto da ABNT, outros dizem: não posso me prender a formas para escrever!

Ledo engano, primeiro porque as normas não são enfeite, elas têm muitas funções, entre elas atribuir autorias e orientar a leitura dando ao leitor a liberdade para se ocupar com o conteúdo que é o que importa! Sobre isso falo mais detidamente em um vídeo no meu canal do Youtube.

Segundo porque trabalhar em um template e com a perspectivas de números de páginas livra o pesquisador de ter que ficar decidindo sobre questões que podiam estar (e em geral estão) já estabelecidas e de se ocupar com o que realmente importa: mais uma vez o conteúdo.

Logo, verifique no Edital se:

a) há um template nos anexos (se não houver, busque um adequado em portais de universidades);
b) quantas páginas são mínimas e quantas são máximas.

Seguimos,

Um exemplo de template a ser utilizado é o da UFSC.

Márcia Sagaz
Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.