A pesquisa acadêmica e o projeto de pesquisa necessitam de ferramentas e técnicas de organização.
Por isso, hoje vou tratar de aspectos práticos que podem te auxiliar nessa organização.
Uma vez que, em outro momento, fiz uma reflexão sobre a importância e a função das normas técnicas em textos acadêmicos e isso pode ser visto no texto “Normalizar para quê? Uma reflexão sobre a aplicação das normas da ABNT”.
Complementando isso,
A primeira orientação é:
- Usar um programa para organizar os textos consultados e que também tem como função inserir chamadas e montar a lista de referências. Eu indico o Mendeley, é gratuito. Nele, você depois de inserir os textos em sua biblioteca, pode fazer buscas por diversos termos, agilizando a recuperação de informação. Embora o programa venha com o estilo APA, como norma, a ABNT pode ser inserida nos seus estilos.
O professor Dr. Tales Tiecher da Universidade Regional Integrada preparou um excelente tutorial sobre Mendeley para seus alunos que está disponível no Youtube.
Contudo, se optar por não usar qualquer programa, faça um arquivo organizado com subpastas e arquivos numerados. Para isso, seja rigoroso nos nomes atribuídos aos arquivos, que pode ser o nome do principal autor e/ou o assunto que trata e o/ou título.
Claro, que há cuidados a tomar na pesquisa acadêmica e suas ferramentas e técnicas de organização, pois nomes muito extensos em arquivos podem impedir a sua abertura. Logo use sua habilidade de síntese.
Outra forma de organizar seus materiais é:
- Usar um template. Geralmente as bibliotecas de universidades o disponibilizam. Nele você vai substituindo os dados e a formatação se mantém. Isto é, os tamanhos e o tipo de fonte, os recuos de parágrafo, o espaçamento entrelinhas.
Porém, aqui também é preciso ter cuidado, pois essa formatação se mantém quando você digita o texto, pois quando você cola de outro documento, toda a formatação do documento de origem vem junto com o texto copiado, rejeitando a formatação do template de seu projeto de pesquisa!
Isso é importante porque a organização pesquisa acadêmica e a aparência de textos acadêmicos, a meu ver, estão ligadas, entre outras coisas, à forma como o pesquisador se relaciona com sua pesquisa.
Outros textos que podem te auxiliar na organização de seu projeto acadêmico:
Para complementar essa posição, falo de outras ações que podem ajudar nessa organização em outros dois textos por mim publicados: “Primeira versão do texto: cinco pontos importantes” e “O que você quer que seu texto diga sobre você”, ambos disponíveis neste Blog, Pharus.
Na mentoria acadêmica para projetos em andamento e na mentoria acadêmica para elaboração de projetos de pesquisa, oriento essa organização e disponibilizo exemplos.
Seguimos!