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Como registrar a bibliografia: dicas sobre uma atividade fundamental para a pesquisa

mesa de estudo bagunçada indicando a necessidade de registrar a bibliografia

Hoje vou falar sobre um assunto que muitos pesquisadores calouros consideram de pouca importância e muitos, muitos outros nem o tem em conta: como registrar a bibliografia.

Onde estão os registros da bibliografia?

Funciona assim: você escreve seu trabalho de final de curso, artigo, trabalho de semestre, o que seja, e está muito contente com o resultado até que o revisor ou o orientador lhe pede para informar o número da página de uma citação direta, de duas, de dez! Logo, é preciso registrar a bibliografia.

Nem ideia!

Essa situação, é o suficiente para seu mundo cair (ou pelo menos balançar). Você imediatamente se lembra do dia em que foi à biblioteca e devolveu o livro… E dos que estão em meio digital espalhados por todo o computador. Até nos downloads (que você nem sabe onde fica) tem arquivos!

Muito bem. Para que isso não ocorra, é preciso recorrer ao registro: o melhor amigo do pesquisador. Leu, vai usar? Anote. Leu, acha que poderá ser útil? Anote. Viu em algum lugar e quer retomar mais tarde? Anote.

 

A ideia de que vai se lembrar é totalmente equivocada, você precisaria ser um robô para depois de tantas leituras (ate num mesmo dia), lembrar de onde retirou certa citação, ideia, ou conceito.

O mesmo ocorre com “depois eu anoto”. Não vai anotar, pois no final do dia vai estar exausto e sequer vai lembrar dessa tarefa quanto amis de conseguir executá-la.

Registrar a bibliografia

Mas cuidado! É preciso garantir que depois você vai achar as anotações e, para resolver isso, há pesquisadores que desenvolvem seus próprios métodos de registro.

Ótimo, mas até para isso ter noções de Arquivística pode ser muito útil. Falarei sobre essas noções na próxima postagem. Por ora, pense nas perguntas: onde e como registrar? Sempre tendo em mente que será preciso localizar o material em algum momento, afinal ninguém quer o mundo sofrendo abalos!

Como fazer isso?

Estabeleça um sistema de vínculo, por exemplo, entre o nome do arquivo e a descrição da bibliografia que pode ser colocada em caixas de diálogo ao longo do texto. Isso não vai atrapalhar seu fluxo de pensamento e raciocínio de escrita, e vai garantir que depois você vai localize o material utilizado depois.

Essa pode ser uma forma de como registrar bibliografia. Podem haver outras, formule a melhor para você. Contando que não seja confiar na memória!

Seguimos!

Fonte da imagem: Fotografado por Kay Isabedra

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Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.