Blog Pharus

Notas de rodapé: ter ou não ter, eis a questão

Tenho uma amiga revisora que diz: “Se é realmente importante dizer algo tão extenso, então que seja dito no texto principal e não no rodapé!”

Eu entendo que essa seja uma forma autêntica de ver a questão, porém, a depender do grau de digressão estabelecido pelo autor, de seu estilo, de sua área do conhecimento, da necessidade de fornecer explicações sobre termos técnicos, as notas ocorrerão em maior ou menor número, serão mais longas ou mais breves. E isso também é legítimo!

Assim, se precisamos ou desejamos usar notas de rodapé em texto, é importante saber quais funções elas têm. Então, vamos a elas.

Notas de Referência

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica a possibilidade de aplicação de dois sistemas de chamada, um deles, que é o que nos interessa neste momento, é o de notas de referência, que utilizamos para apresentar as referências das obras citadas no texto em notas de rodapé. Mas atenção! Se você, seu departamento ou sua área do conhecimento definir por assim apresentar as obras, isso deverá ser padronizado para todo o texto!

Notas Explicativas

Utilizamos essas notas para estabelecer uma comparação, para fornecer mais detalhes sobre algum aspecto da explanação quando não convém fazê-lo no texto principal.

Notas Informativas

É a nota que indica ao leitor onde é possível encontrar mais informações sobre algo que mencionamos no texto.

Nessas duas últimas funções incluímos ainda:

  • citações diretas e indiretas
  • originais em outra língua
  • notas do editor (N.E.)
  • notas do tradutor (N.T.)

Além disso, precisamos nos lembrar de que, em trabalhos comentados, como traduções de clássicos, em geral realizadas por especialistas dos Estudos da Tradução, as notas de rodapé são o lugar textual desses que podemos chamar de “coautores”.

Concluindo

Por fim, porém não menos importante, a ABNT 6023:2002 determina que as notas sejam alinhadas no modo justificado, com fonte tamanho 10; a numeração seja progressiva, independentemente de sua natureza, salvo as relativas aos vínculos institucionais do(s) autor(es) ou especificações do Departamento.

As normas que orientam o uso das notas são: 6022, 6023, 10520, 14724.

Seguimos!

Fonte da imagem: Pixabay

Picture of Márcia Sagaz
Márcia Sagaz

Mestre em Linguística – Sociolinguística/Política Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013)

Título da Dissertação: Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político-linguística.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Especialista em Design Instrucional, pelo SENAC.