A leitura atenta do Edital faz parte do processo de seleção de mestrado/doutorado, conforme explicitei no post Edital de Seleção Mestrado e Doutorado – I.
Vamos observar 5 de cunho específico do Projeto:
Especificidades para o Projeto a ser inscrito para seleção de Mestrado Doutorado
1. as linhas de pesquisa
2. as vagas que cada linha de pesquisa está disponibilizando
3. os orientadores e seus temas de interesse
4. os critérios de avaliação do projeto
5. o formato do projeto
1. as linhas de pesquisa
É nesse item que você vai, ao ler atentamente sobre as linhas (e para isso acesse a página do Programa), identificar a qual delas o seu projeto se adequa.
Isso é fundamental para orientar todo o seu projeto em termos de bibliografia e, inclusive, para você escrever sua justificativa.
2. o quantitativo de vagas que cada linha de pesquisa está disponibilizando
Não se trata de olhar para a concorrência, mas de ser coerente. e estratégico. Se você, por exemplo, não tem formação na área a qual está se candidatando, e uma certa linha disponibiliza somente uma vaga, a chance de você não lograr sucesso aumenta. Mas, se ao contrário, você se candidatar em uma linha com muitas vagas (desde que faça sentido para você, é claro), as chances aumentam, por óbvio!
3. os orientadores e seus temas de interesse
Isso você não vai encontrar no Edital, mas é item importante para as decisões que vai precisar tomar acerca do projeto que pretende inscrever.
O que fazer, então, para conhecer sobre as pesquisas em andamento no Programa no qual você vai se lançar? Novamente vá até a aba Corpo Docente, na página do Programa, e busque informações sobre projetos coordenados pelos professores que disponibilizam vagas, e seus currículo lattes.
Conhecer sobre o que os possíveis orientadores estão se debruçando pode ser definitivo para seu ingresso no mestrado!
4. os critérios de avaliação do projeto
Em linhas gerais, sabemos o que ele deve ser coeso, coerente e ser relevante, mas visualizar os critérios escritos no Edital e checar elemento por elemento, se o seu projeto contempla o que será pontuado, faz diferença, sim!
5.o formato no qual o projeto deva ser apresentado
Tem sido muito negligenciada a forma no início da escrita de textos acadêmicos.
Há os que dizem: não gosto da ABNT, outros dizem: não posso me prender a formas para escrever!
Ledo engano, primeiro porque as normas não são enfeite, elas têm muitas funções, entre elas atribuir autorias e orientar a leitura dando ao leitor a liberdade para se ocupar com o conteúdo que é o que importa! Sobre isso falo mais detidamente em um vídeo no meu canal do Youtube.
Segundo porque trabalhar em um template e com a perspectivas de números de páginas livra o pesquisador de ter que ficar decidindo sobre questões que podiam estar (e em geral estão) já estabelecidas e de se ocupar com o que realmente importa: mais uma vez o conteúdo.
Logo, verifique no Edital se:
a) há um template nos anexos (se não houver, busque um adequado em portais de universidades);
b) quantas páginas são mínimas e quantas são máximas.
Seguimos,
Um exemplo de template a ser utilizado é o da UFSC.